Equipe da UFSC conquista primeiro lugar no ICCAD 2015 Contest

04/11/2015 19:18

A equipe da UFSC conquistou o primeiro lugar no ICCAD 2015 Contest em Incremental Timing-Driven Placement. O anúncio ocorreu na noite de segunda-feira, 02/nov, em sessão especial do ICCAD (International Conference on Computer-Aided Design), em Austin, Texas (EUA).

A equipe da UFSC foi formada por:

– Vinícius Livramento (doutorando no PGEAS/UFSC)

– Chrystian Guth (aluno de mestrado no PPGCC/UFSC)

– Renan Netto (aluno de mestrado no PPGCC/UFSC)

– Prof. José Luís Güntzel (INE/UFSC e PPGCC)

– Prof. Luiz Cláudio V. dos Santos (INE/UFSC, PGEAS e PPGCC)

A exemplo do ano passado, a competição foi organizada por pesquisadores da IBM e contou com o apoio da IEEE Circuits and Systems Society (CASS), Council for Electronic Design Automation (CEDA) e ACM Special Interest Group on Design Automation (SIGDA).

As equipes trabalharam duramente durante 7 meses para criar uma ferramenta, que a partir do posicionamento inicial do circuito (com até dois milhões de células), otimiza o atraso através do reposicionamento de células, respeitando restrições de densidade de ocupação e deslocamentos máximos. Além da UFSC, também foram premiadas a equipe da UFRGS (segundo lugar) e a equipe da Universidade Chinesa de Hong Kong (terceiro lugar). A equipe da UFSC apresentou os melhores resultados dentre todas as 42 equipes registradas, oriundas de Taiwan, China Continental, Hong Kong, EUA (e Brasil).

Os executáveis foram submetidos há cerca de dois meses, e testados pelos organizadores do concurso (composto por pesquisadores da IBM) com circuitos previamente conhecidos pelos competidores e alguns outros ocultos. Essa competição, assim como as outras organizadas no contexto do ICCAD e também do ISPD, propõem problemas-chave da área de EDA (Electonic Design Automation) para os quais academia e indústria buscam atrair mais atenção e procurar algoritmos inovadores.

Equipe da UFSC e pesquisadores da IBM que organizaram o evento.

certificate2

Além do prêmio no ICCAD 2015 Contest, o aluno do PPGCC Chrystian Guth apresentou oralmente o trabalho “Exploiting Non-Critical Steiner Tree Branches for Post-Placement Timing Optimization” em sessão regular de trabalhos do ICCAD 2015. Atualmente, o ICCAD é o principal evento  mundial da área de EDA (com viés acadêmico), sendo classifica pela QUALIS no estrato A1.

As pesquisas no tema EDA realizadas pelas equipe da UFSC tem recebido apoio financeiro de CAPES e CNPq por meio de diversos projetos, como INCT-Namitec, Edital Universal CNPq, PDTI-CNPq, Bolsas de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica CNPq e CAPES.