Equipe Ophidian do ECL/INE conquista terceiro lugar no Contest @ ICCAD 2017 – Problem C

26/11/2017 12:42

A equipe Ophidian do ECL/INE, conquistou o terceiro lugar no Contest @ ICCAD 2017 – Problem C – Multideck Standard Cell Legalization (http://cad-contest-2017.el.cycu.edu.tw/CAD-contest-at-ICCAD2017/).

A entrega do prêmio ocorreu na noite da segunda-feira, 13/nov, em sessão especial do ICCAD 2017 (International Conference on Computer-Aided Design), em Irvine, California (EUA).

A equipe da Ophidian foi formada por:

– Renan Netto (aluno de doutorado no PPGCC/UFSC)

– Chrystian Guth (aluno de doutorado no PPGCC/UFSC)

– Tiago Augusto Fontana (aluno de mestrado no PPGCC/UFSC)

– Sheiny Fabre (aluno de mestrado no PPGCC/UFSC)

– Thiago Barbato (aluno de graduação do Curso de Ciências da Computação/UFSC)

– Prof. Laércio Lima Pilla (INE/UFSC e PPGCC)

– Prof. José Luís Güntzel (INE/UFSC e PPGCC)

A competição foi organizada por pesquisadores da IBM, da University of Kitakyushu (Japão), da Mentor Siemens (ex-Mentor Graphics), da Microsemi Corporation e da University of Waterloo (Canadá), e contou com o apoio da IEEE Circuits and Systems Society (CASS), Council for Electronic Design Automation (CEDA) e ACM Special Interest Group on Design Automation (SIGDA).

As equipes trabalharam intensamente durante 7 meses, entre fevereiro de agosto de 2017, para criar uma ferramenta, que a partir do posicionamento inicial do circuito (com até dois milhões de células), ajustasse as posições das células a fim de respeitar uma grade de posições válidas, e ao mesmo tempo, respeitando outras restrições tais como, densidade de ocupação e deslocamentos máximos. Além da equipe Ophidian do ECL/UFSC, equipes da China, Alemanha, Hong Kong, Taiwan e EUA participaram do Contest @ ICCAD 2017 – Problem C, sendo que apenas 8 equipes conseguiram submeter executáveis capazes de legalizar os circuitos.

Assim como as competições anteriores organizadas no contexto do ICCAD e também do ISPD, esta competição propõe problemas-chave da área de EDA (Electonic Design Automation) para os quais academia e indústria buscam soluções inovadoras em termos de técnicas e algoritmos.

Equipe Ophidian do ECL/INE recebendo o prêmio dos organizadores do Contest @ ICCAD 2017 – Problem C – Myung-Chul Kim (IBM Corp., USA) e Ismail Bustany (Mentor Siemens).

Placa de Terceiro Lugar no Contest @ ICCAD 2017 – Problem C.