Conheça o app para visualizar pontos de coleta do ECOPET na Grande Florianópolis!

12/07/2019 12:14

Com esse app você pode visualizar um mapa em que há pontos de coleta de tampinhas de plástico do projeto ECOPET. As tampinhas são vendidas para reciclagem e com o dinheiro arrecadado é realizada a castração de animais (cães e gatos) de rua ou que pertençam a famílias carentes. Clicando nos pontos da mapa o app também informa o endereço e o horário de atendimento.

Imaggem3screenshotsEcopet

Interesse em usar? Instale o app também no seu celular Android disponível gratuitamente no Google Play.

Termo de uso

Fotos-entrega

O app foi desenvolvido por estudantes do 5. ano do período matutino da professora Suleica F. Biesdorf Kretzer e Jovens Tutores de Programação do 9. Ano da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal em Florianópolis. Nessa oportunidade, os alunos  aprenderam conceitos do pensamento computacional, programação e design visual, criando ao final um aplicativo funcionando com App Inventor!

Apresentaçãofinal-small

As aulas aconteceram de forma interdisciplinar, inseridas no conteúdo das aulas de ciências, envolvendo a sustentabilidade ambiental. Foi adotada a estratégia instrucional com enfoque na ação computacional. A ação computacional é um novo enquadramento para o ensino de computação, propondo que, ao mesmo tempo em que os estudantes aprendem sobre computação, também têm a oportunidade de criar soluções computacionais que tenham impacto direto em suas vidas e em suas comunidades.

As aulas foram ministradas pela equipe da iniciativa Computação na Escola/INCoD/INE/UFSC, como parte de trabalhos no nível de graduação e pós-graduação:

• Fernando da Cruz Pinheiro. Modelo instrucional para o ensino de Engenharia de Software e Usabilidade voltado à Educação Básica. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC)/UFSC
  • Nathalia da Cruz Alves. CodeMaster: Um Modelo de Avaliação do Pensamento Computacional na Educação Básica através da Análise de Código de Linguagem de Programação Visual. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC)/UFSC
  • Giselle Araújo e Silva de Medeiros. O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis na Educação Básica. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/UFSC
  • Nathalie F. Ferreira. Design de Interfaces para apps: proposição de uma unidade de ensino para estudantes do ensino fundamental II. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Design (PósDESIGN)/UFSC
  • Raul Missfeldt Filho. Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional para Ensinar o Desenvolvimento de Apps no Ensino Fundamental com o App Inventor. Trabalho de Conclusão de Bacharelado em Ciências da Computação/INE/UFSC
  • Karla A. Justen. Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor. Trabalho de Conclusão de Bacharelado em Ciências da Computação/INE/UFSC

Empresas/organizações interessadas em patrocinar outros projetos de ensino de programação em escolas podem entrar em contato com a iniciativa Computação na Escola via telefone (48) 3721-7380 /(48) 3721-4715  ou email:

Tags: App Inventorcomputação na escolaEcopetGQSINCoD