Pós-Graduação
O Departamento de Informática e Estatística atualmente oferece dois programas de pós-graduação.
Ciência da Computação – PPGCC
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) tem como objetivo principal a formação de pesquisadores e docentes do magistério superior na área de Ciência da Computação.
Implantado em março de 1992, em nível de mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação veio sedimentar uma experiência adquirida pelo Departamento de Informática e Estatística ao longo de mais de duas décadas de existência do Bacharelado em Ciências da Computação e 05 anos de Pós-Graduação em Computação, em nível de Especialização. O Mestrado tem tido grande demanda em termos de candidatos originários da própria UFSC e de outras instituições de ensino do país e do exterior. Em 2012 foi criado o Doutorado.
Métodos e Gestão em Avaliação – PPGMGA
O Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação foi criado em 2012, oferecendo Mestrado.
Pelo seu caráter interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (MGA) envolve as áreas de Ciências Exatas, Sociais e Humanas, com especial interesse na área de Educação. Volta-se para uma perspectiva mais aplicada com projetos de pesquisas envolvendo os seus docentes e a própria atuação dos mesmos dentro da instituição. A sua criação está associada às interações já existentes entre esses docentes, baseada em informações provindas de dados quantitativos, especialmente nas atuações em projetos desenvolvidos na Diretoria de Avaliação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), nas mais variadas aplicações, como: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O MGA caracteriza-se pela pesquisa e desenvolvimento de metodologias em avaliação, com base em métodos quantitativos, visando o aperfeiçoamento desses processos no que tange ao gerenciamento, tomada de decisão, planejamento e execução de pesquisa, aplicação de instrumentos e coleta e análise de dados. O objetivo é que essas metodologias se aprimorem e facilitem a geração de conhecimento para melhoria dos índices de desempenho na Educação.
Com seu caráter diferenciado de atuação, dada a sua área de concentração, o MGA visa preencher uma lacuna hoje existente no Brasil, com a crescente utilização de avaliações, onde se faz necessário além do pesquisador, também profissionais especializados em métodos quantitativos e gerência em avaliação, sob a ótica interdisciplinar. Caracteriza-se, particularmente, pela interação e cooperação em alto nível entre as Ciências Exatas, Ciências Sociais e as Ciências da Educação, por meio dos docentes e dos estudantes envolvidos.