Quiosque de Provas

Realização de provas em ambiente controlado utilizando o Moodle

Estão disponíveis no Moodle diversos recursos que podem ser utilizados para a estruturação de conteúdos (textos, vídeos, referências externas, etc) e para realização de atividades (questionários , tarefas, laboratórios virtuais de programação, etc). Vários destes recursos podem também ser utilizados para realização de provas diretamente no computador, em particular os questionários e os laboratórios virtuais de programação. Mas dada a natureza de cada disciplina e de seu plano de ensino, nem todo material disponível no Moodle deveria estar necessariamente acessível ao aluno no momento da realização da prova. Parece importante também poder limitar quais páginas externas ao Moodle deveriam estar acessíveis durante a realização da prova. O ChatGPT, por exemplo, pode ser uma opção ou risco, dependendo o foco da avaliação.

Uma alternativa de ferramenta para estabelecer os limites acima descritos é o Safe Exam Browser (SEB), um navegador web que controla e limita acesso a recursos locais da máquina, assim como a aplicações e páginas externas. Desta forma ele transforma temporariamente qualquer computador que utilize o sistema operacional Windows ou MacOS numa estação de trabalho segura para a realização de provas.

É apresentada abaixo uma abordagem distinta chamada de “Quiosque de Provas” que igualmente estabelece limites e restrições similares aos do SEB, porém com as seguintes diferenças:

  • Baseado numa distribuição de Linux: no presente caso o Linux Mint.
  • Não é necessária a instalação de software no computador: o quiosque de provas pode ser carregado via rede (carga remota) em qualquer computador que esteja ligado via cabo de rede à Rede UFSC ou então, alternativamente, via pendrive;
  • Por possibilitar configuração em nível de tópico (sessão) do Moodle, o Quiosque de Provas oferece bastante flexibilidade ao professor na configuração de quais recursos podem ser disponibilizados aos alunos durante a realização de provas.

As duas ferramentas acima oferecem um ambiente computacional seguro no sentido de procurar evitar acesso a materiais e recursos impróprios durante a realização de provas. Elas pressupõem, contudo, que a prova seja realizada num ambiente controlado (sala ou laboratório), ou seja, que esteja sujeito a algum tipo de fiscalização de forma a controlar consultas e conversas que utilizem meios externos ao computador utilizado pelo aluno. Nenhum deles é apropriado, portanto, para realização de provas na casa do estudante ou em outro ambiente similar.

Orientações para utilização do Quiosque de Provas

  • Veja a  Arquitetura do Quiosque de Provas.
  • No curso Moodle onde será realizada a prova o professor deve configurar quais tópicos (seções) deverão estar disponíveis ao estudante no momento da realização da prova. Por padrão nenhuma das sessões estara inicialmente disponível, sendo necessário ajustar as restrições daquelas que devam estar.
  • É importante notar que o controle de acesso é feito por tópico/seção do Moodle, e não por atividade. O professor pode criar um tópico (seção) específico para conter o material da prova, assim como pode disponibilizar uma ou mais seções existentes para acesso durante a realização da prova.
  1. No curso Moodle de interesse (onde será realizada a prova) em algum momento anterior ao da realização da prova:
    • Ative a edição do curso.
    • Para cada tópico (seção) que deva estar disponível ao aluno no momento da realização da prova:
      1. Selecione a opção “Editar tópico” do menu do tópico
      2. Clique em “Adicionar restrição”
      3. Adicione uma restrição do tipo “Quiosque de Provas”:
        • SOMENTE: a seção estará disponível somente quando for utilizado o Quiosque de Provas; em acessos normais o estudante não verá o conteúdo.
        • TAMBÉM: a seção estará acessível normalmente ao estudante e também estará disponível no momento da realização da prova.
             
      4. Outras restrições podem também ser adicionadas (de data, de grupo, etc) de forma a melhor controlar a disponibilidade e acesso à seção.

     

  2. No momento da realização da prova:
    • O professor define uma palavra-chave (e o correspondente tempo de vida) e informa aos estudantes no momento de realização da prova (escrevendo no quadro, por exemplo). O tempo de vida define até quando a palavra-chave pode ser utilizada pelo estudante no processo de autenticação, contado a partir do momento de sua geração, podendo ser redefinido pelo professor em qualquer instante. Após o estudante autenticar-se este tempo não é mais relevante.
    • A palavra-chave tem duas funções:
      • Identificar qual o curso Moodle contém a prova a ser realizada;
      • Garantir que apenas estudantes que conheçam a palavra-chave (presentes na sala) tenham acesso à prova.
             
    • O professor pode opcionalmente configura URLs externas que devem estar disponíveis para acesso durante a realização da prova.
    • O estudante:
      1. Carrega o “Quiosque de Provas” (ISO) via rede (carga remota) ou via pendrive: a imagem abaixo mostra a interface do Quiosque, após o carregamento.
        OBS: Detalhes sobre o carregamento da ISO devem ser vistas com o supervisor do laboratório ou sala onde será realizada a prova.
      2. Configura o quiosque com base na palavra-chave informada pelo professor.
      3. Abre o navegador Firefox, autentica-se no Moodle e realiza a prova
  3. Após a conclusão da prova é necessário remover restrição do tipo “Quiosque de Provas” do(s) tópico(s) para que o aluno tenha acesso regular ao conteúdo.