Quiosque de Provas

Realização de provas em ambiente controlado utilizando o Moodle

Estão disponíveis no Moodle diversos recursos que podem ser utilizados para a estruturação de conteúdos nos cursos (turmas), a exemplo dos Questionários (Quiz),  dos Laboratórios Virtuais de Programação (VPL) e de outros materiais como textos, vídeo aulas, documentos, referências externas, etc. Ocorre que em função da característica de cada disciplina e de seu projeto didático/pedagógico, parte deste material não deveria estar disponível para consulta durante a realização de provas. Em muitos casos há também a necessidade de limitar o acesso a páginas externas ao Moodle durante a realização de uma provas, permitindo algumas mais restringindo outras.

Uma alternativa de ferramenta para estabelecer os limites acima descritos é o Safe Exam Browser (SEB), um navegador web que controla e limite acesso a recursos locais da máquina, assim como a aplicações e páginas externas. Desta forma ele transforma temporariamente qualquer computador que utilize o sistema operacional Windows ou MacOS numa estação de trabalho segura para a realização de provas.

É apresentada abaixo uma abordagem distinta chamada de “Quiosque de Provas” que igualmente estabelece limites e restrições similares aos do SEB, porém com as seguintes diferenças:

  • Baseado numa distribuição de Linux: no presente caso o Linux Mint 20.3.
  • Não é necessária a instalação de software no computador: o quiosque de provas pode ser carregado via rede (carga remota) em qualquer computador que esteja ligado via cabo de rede à Rede UFSC ou então, alternativamente, via pendrive;
  • Por possibilitar configuração em nível de tópico (sessão) do Moodle (o SEB opera em nível de módulo/atividade), oferece mais flexibilidade na configuração de recursos que podem ser disponibilizados aos estudantes durante a realização de provas.
  • Possibilidade de ter-se mais um quiosque distinto com  instalação de produtos de software específicos para disciplinas.

Os dois recursos acima oferecem um ambiente computacional seguro no sentido de procurar evitar acesso a materiais e recursos impróprios durante a realização de provas. Eles pressupõem, contudo, que a prova seja realizada num ambiente controlado (sala ou laboratório), ou seja, que esteja sujeito a algum tipo de fiscalização de forma a controlar consultas e conversas que utilizem meios externos ao computador que é dedicado para a realização da prova. Nenhum deles é apropriado, portanto, para realização de provas na casa do estudante ou em outro ambiente similar.

Orientações para utilização do Quiosque de Provas

  1. No curso Moodle de interesse (onde será realizada a prova) o professor configura quais tópicos (seções) deverão estar disponíveis ao estudante no momento da realização da prova:
    • Ative a edição do curso.
    • Configure restrições de acesso a tópicos (o controle de acesso é feito por tópico/seção do Moodle, e não por atividade) no Moodle para que o aluno tenha acesso à prova e a materiais de consulta quando no Quiosque de Provas. Caso necessário, crie um ou mais tópicos específicos para conter o material que o estudante poderá ter acesso no momento da prova.
    • Para cada tópico (seção) que deve estar disponível ao estudante no momento da realização da prova:
      1. Selecione a opção “Editar tópico” do menu do tópico
      2. Clique em “Adicionar restrição”
      3. Adicione uma restrição do tipo “Quiosque de Provas” (outras restrições também podem ser adicionadas tais como de horário, de grupo, etc):
        • SOMENTE: a seção estará disponível somente quando for utilizado o Quiosque de Provas; em acessos normais o estudante não verá o conteúdo.
        • TAMBÉM: a seção estará acessível normalmente ao estudante e também estará disponível no momento da realização da prova.
             

     

  2. No momento da realização da prova:
    • O professor define uma palavra-chave (e o correspondente tempo de vida) e informa aos estudantes no momento de realização da prova (escrevendo no quadro, por exemplo). O tempo de vida define até quando a palavra-chave pode ser utilizada pelo estudante no processo de autenticação, contado a partir do momento de sua geração, podendo ser redefinido pelo professor em qualquer instante. Após o estudante autenticar-se este tempo não é mais relevante.
    • A palavra-chave tem duas funções:
      • Identificar qual o curso Moodle contém a prova a ser realizada;
      • Garantir que apenas estudantes que conheçam a palavra-chave (presentes na sala) tenham acesso à prova.
             
    • O professor pode opcionalmente configura URLs externas que devem estar disponíveis para acesso durante a realização da prova.
    • O estudante:
      1. Carrega o “Quiosque de Provas” (ISO) via rede (carga remota) ou via pendrive: a imagem abaixo mostra a interface do Quiosque, após o carregamento.
        OBS: Detalhes sobre o carregamento da ISO devem ser vistas com o supervisor do laboratório ou sala onde será realizada a prova.
      2. Configura o quiosque com base na palavra-chave informada pelo professor.
      3. Abre o navegador Firefox, autentica-se no Moodle e realiza a prova
  3. Após a conclusão da prova é necessário remover restrição do tipo “Quiosque de Provas” do(s) tópico(s) para que o aluno tenha acesso regular ao conteúdo sem a necessidade de utilizar o Quiosque de Provas.