Quiosque de Provas

Realização de provas em ambiente controlado utilizando o Moodle

Estão disponíveis no Moodle diversos recursos que podem ser utilizados para a estruturação de conteúdos nos cursos (turmas), a exemplo dos Questionários (Quiz),  dos Laboratórios Virtuais de Programação (VPL) e de outros materiais como textos, vídeo aulas, documentos, referências externas, etc. Ocorre que em função da característica de cada disciplina e de seu projeto didático/pedagógico, parte deste material não deveria estar disponível para consulta durante a realização de provas. Em muitos casos há também a necessidade de limitar o acesso a páginas externas ao Moodle durante a realização de uma provas, permitindo algumas mais restringindo outras.

Uma alternativa de ferramenta para estabelecer os limites acima descritos é o Safe Exam Browser (SEB), um navegador web que controla e limite acesso a recursos locais da máquina, assim como a aplicações e páginas externas. Desta forma ele transforma temporariamente qualquer computador que utilize o sistema operacional Windows ou MacOS numa estação de trabalho segura para a realização de provas.

É apresentada abaixo uma abordagem distinta chamada de “Quiosque de Provas” que igualmente estabelece limites e restrições similares aos do SEB, porém com as seguintes diferenças:

  • Baseado numa distribuição de Linux: no presente caso o Linux Mint 20.3.
  • Não é necessária a instalação de software no computador: o quiosque de provas pode ser carregado via rede (carga remota) em qualquer computador que esteja ligado via cabo de rede à Rede UFSC ou então, alternativamente, via pendrive;
  • Por possibilitar configuração em nível de tópico (sessão) do Moodle (o SEB opera em nível de módulo/atividade), oferece mais flexibilidade na configuração de recursos que podem ser disponibilizados aos estudantes durante a realização de provas.
  • Possibilidade de ter-se mais um quiosque distinto com  instalação de produtos de software específicos para disciplinas.

Os dois recursos acima oferecem um ambiente computacional seguro no sentido de procurar evitar acesso a materiais e recursos impróprios durante a realização de provas. Eles pressupõem, contudo, que a prova seja realizada num ambiente controlado (sala ou laboratório), ou seja, que esteja sujeito a algum tipo de fiscalização de forma a controlar consultas e conversas que utilizem meios externos ao computador que é dedicado para a realização da prova. Nenhum deles é apropriado, portanto, para realização de provas na casa do estudante ou em outro ambiente similar.

Orientações para utilização do Quiosque de Provas

  1. No curso Moodle de interesse, o professor configura quais tópicos (seções) deverão estar disponíveis ao estudante no momento da realização da prova:
    • O controle de acesso é feito por tópico (seção) do Moodle, e não por atividade.
    • Ative a edição do curso.
    • O próximo passo é configurar as restrições de acesso no Moodle para que o aluno tenha acesso à prova e materiais de consulta quando no Quiosque de Provas. Este controle de acesso deve ser feito para tópicos (seções), e não por atividade interna ao tópico. Caso necessário, crie um ou mais tópicos específicos para conter o material que o estudante poderá ter acesso quando no Quiosque de Provas.
    • Para cada tópico (seção) que deve estar disponível ao estudante no momento da realização da prova:
      1. Selecione a opção “Editar tópico” do menu do tópico
      2. Clique em “Adicionar restrição”
      3. Adicione uma restrição do tipo “Quiosque de Provas”:
        • SOMENTE: a seção estará disponível somente quando for utilizado o Quiosque de Provas; em outros acesso o estudante não verá o conteúdo.
        • TAMBÉM: a seção estará acessível normalmente ao estudante e também estará disponível no momento da realização da prova.
             

     

  2. No dia da realização da prova:
    • O professor define uma palavra-chave a ser informada aos estudantes no momento de realização da prova e o correspondente tempo de vida.
           
    • O professor pode opcionalmente configura URLs externas que devem estar disponíveis para acesso durante a realização da prova.
    • O estudante:
      1. Carrega o “Quiosque de Provas” (ISO) via rede (carga remota) ou via pendrive: a imagem abaixo mostra a interface do Quiosque, após o carregamento.
        OBS: Detalhes sobre o carregamento da ISO devem ser vistas com o supervisor do laboratório ou sala onde será realizada a prova.
      2. Configura o quiosque com base na palavra-chave informada pelo professor.
      3. Abre o navegador Firefox, autentica-se e realiza a prova
  3. Após a conclusão da prova é necessário remover restrição do tipo “Quiosque de Provas” do(s) tópico(s) para que o aluno tenha acesso regular ao conteúdo sem a necessidade de utilizar o Quiosque de Provas.