O Departamento

Criado em 1970, o Departamento de Informática e Estatística (INE) produz conhecimento nas áreas de informática e estatística, por meio de dois cursos de graduação e de dois programas de pós-graduação. Com cerca de 20 laboratórios, participa de diversos projetos de pesquisa desenvolvidos junto a empresas públicas e privadas. Além de promover e integrar os eventos de maior tradição nas áreas de computação e estatística, o INE mantém ampla produção científica, publicando trabalhos em congressos internacionais e periódicos científicos.

Cursos de Graduação Ciências da Computação – CCO Graduação
Sistemas de Informação – SIN
Cursos de Pós-Graduação Ciência da Computação – PPGCC Mestrado e Doutorado
Métodos e Gestão em Avaliação – PPGMGA Mestrado

Pesquisa

Entre as principais pesquisas do INE destacam-se as que envolvem engenharia de software, análise gráfica de imagens médicas, segurança em computação, estatística e probabilidade. O departamento também desenvolve projetos em tecnologia da informação, com recursos provenientes da Lei da Informática.

Extensão

A extensão universitária faz parte da maioria das atividades do INE, pois o departamento realiza pesquisas e projetos em parceria com a comunidade empresarial. Sistemas distribuídos, redes de computadores e segurança em sistemas computacionais são algumas das áreas enfatizadas.

Intercâmbios

As parcerias do INE incluem tanto outras universidades brasileiras – Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Minas Gerais, por exemplo – quanto órgãos governamentais como a Rede Nacional de Pesquisa. O departamento também desenvolve projetos com instituições da Alemanha, Estados Unidos, França e Portugal.

Chefia atual

Chefe: Prof. Rafael Santiago  (  )
Subchefe: Prof. Odorico Machado Mendizabal ( )
Chefe Expediente: Servidor Saulo Rech  ( )