Equipe do ECL/INE Faz o Pré-Lançamento da Biblioteca Open Source Ophidian no DAC2016

10/07/2016 11:58

No dia 08 de junho passado a equipe da UFSC, formada por alunos do Laboratório de Computação Embarcada (ECL), apresentou a versão beta da biblioteca open-source Ophidian no University Demonstration do Design Automation Conference (DAC), maior evento do mundo em automação do projeto de sistemas VLSI. A edição deste ano do DAC ocorreu em Austin, Texas (EUA).

O objetivo da Ophidian é facilitar o ensino e a pesquisa em CAD (Computer-Aided Design) para circuitos VLSI, oferecendo gratuitamente código aberto de uma infraestrutura básica composta por estruturas de dados eficientes, rotinas de entrada e saída para os principais formatos industriais e implementações de diversos algoritmos clássicos para projeto VLSI. O código-fonte da Ophidian está disponível no Github: https://github.com/eclufsc/ophidian.

As pesquisas e desenvolvimentos realizados pela  equipe do ECL/INE neste tema tem recebido apoio financeiro de CAPES e CNPq por meio de diversos projetos, como INCT, Edital Universal CNPq, PDTI-CNPq, Bolsas de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica CNPq e CAPES.

Chrystian Guth apresentando a Ophidian no University Demonstration at DAC 2016 (UDDAC2016)

Equipe do ECL/INE e pesquisador da empresa Cadence Design Systems.

ophidian-03