Assembléia de Constituição da Associação Turing tem mais de 150 Inscritos e Participação Ativa de Egressos
Na noite do dia 02/12/2020 as 19:00 na plataforma de reuniões virtuais da RNP aconteceu a assembléia de constituição da Associação Alan Turing, onde tivemos com ordem do dia a aprovação do estatuto e a eleição da Gestão 2020-2021.
Participaram como convidados o Prof. Elder Rizon, atual chefe do Departamento de Informática e de Estatística da UFSC qual pontuou a importância para a UFSC e para o INE do relacionamento ativo com seus egressos principalmente como forma auxiliar o departamento a entregar melhores profissionais para o mercado entendendo o que se passa fora da Universidade. Na sequencia o Porf. José Fletes, presidente da comissão de comemoração dos 50 anos do INE discursou dando enfase ao grande patrimônio construído pelo departamento nestes 50 anos, em especial o maior de todos que são seus egressos. Na sequencia a Profa. Vania Bogorny, atual coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação nos falou sobre a importância atual para os programas de pós graduação em saber como e onde andam o seus egressos, dando enfase especial a uma pesquisa conduzida pelo PPGCC que mostrou um pouco do perfil geográfico e sócio-econômico de nossos egressos de graduação e pós-graduação.
Dando prosseguimento aso trabalhos, o Prof. Jean Martina, na posição de egresso dos cursos de Graduação e Mestrado no INE, procedei a leitura artigo por artigo do estatuto a ser aprovado. Ao fim da leitura foi aberta a coleta de destaques, onde os principais votados foram:
- A inclusão de um atribuição acerca de transparência de dados para o conselho fiscal
- A retirada da aceitação automática de professores como sócio beneméritos
- A inclusão de um objetivo geral de busca ativa por novos membros
- A inclusão de um objetivo geral acerca da aproximação dos membros da associação a UFSC
Após a aprovação dos destaques o texto final do Estatuto da Associação Alan Turing foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade do presentes.
Na sequencia se passou a a coleta de nomes para a composição de uma chapa para a eleição dos cargo do conselho deliberativo, do conselho fiscal e da diretoria. Foi encaminhado pela assembléia geral de constituição que o voto seria em bloco, e que pela soberania da assembléia geral, de forma excepcional a primeira diretoria não seria eleita pelo conselho deliberativo. A chapa constituída foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade pelo presentes.

Ao fim dos trabalhos ficou estabelecido que o conselho deliberativo se reunirá ainda em 2020 para a aprovação dos itens essenciais ao andamento da Associação em 2021. Também foi colocado um compromisso de doação do valor de R$1000,00 (hum mil reais) por um dos egressos presentes a fim de cobrir os custos necessários para o registro e operacionalização da Associação.
A gravação da assembléia de constituição ficará disponível no canal do youtube da Associação, e em breve publicaremos a ata oficial da assembléia.