UFSC e UFPel sediam evento sobre processamento digital de sinais visuais
A UFSC, através do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), em conjunto com a UFPel, através do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC), promovem o IEEE SPS/CASS Seasonal School on Digital Processing of Visual Signals and Applications (IEEE DPVSA). O evento é totalmente virtual e gratuito e acontece entre os dias 26 e 29 de outubro. O evento neste ano é coordenado pelos professores Mateus Grellert, do INE/CTC da UFSC, e Guilherme Corrêa, da UFPel.
A IEEE DPVSA é um evento realizado anualmente e busca promover um ambiente para troca de ideias e discussões dos desafios da área de processamento de sinais visuais, congregando especialistas nacionais e internacionais da academia e da indústria.
Neste ano, o evento conta com mais de 260 participantes, vários dos quais são do exterior. A programação conta com cinco palestras do exterior e oito palestras nacionais, com palestrantes oriundos da academia e de empresas, incluindo universidades como INSA – França, RWTH Aachen University – Alemanha, Università degli Studi di Napoli Federico II – Itália, Instituto de Telecomunicações – Portugal e UFPel, UnB, UFF e UFSC do Brasil; e empresas como Netflix, Pixforce, Globo.
Além dos palestrantes, esta edição da IEEE DPVSA contou ainda com sessões de pôsteres com 39 trabalhos selecionados, apresentados por alunos de graduação e pós-graduação oriundos de diversas instituições do Brasil e do exterior. A cerimônia de abertura foi realizada no primeiro dia do evento e contou com a participação do professor Odir Dellagostin, diretor-presidente da FAPERGS e atual presidente do CONFAP, do professor Flávio Demarco, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel, do professor Luciano Agostini do CDTec, Edson Roberto de Pieri da UFSC, professor Jacob Scharcanski e José Rodrigo Azambuja da UFRGS, além dos dois coordenadores da DPVSA.
Todas as falas foram de valorização da realização deste evento e de sua importância para a UFPel, UFSC e para a área no Brasil. O professor Mateus Grellert ressaltou a importância da busca em igualdade de gênero na área, destacando que “nesta edição 6 dos 13 palestrantes são mulheres. Defendemos que as mulheres tenham mais representatividade nas áreas das ciências exatas. Nosso objetivo é promover a igualdade de gênero na área de computação, que ainda é majoritariamente ocupada por homens cis”. De acordo com o professor Guilherme Corrêa, a organização do evento neste ano precisou enfrentar os desafios causados pela pandemia, que novamente impossibilitou a reunião física dos participantes. “Entretanto, uma das vantagens da realização virtual do evento é a possibilidade de ter participação de palestrantes internacionais de relevante atuação na área, tanto da academia quanto da indústria.”, destaca o professor.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do evento em https://wp.ufpel.edu.br/dpvsa2021/ ou na página do evento no Facebook e Instagram (@IEEEdpvsa).