Publicado!! Infraestrutura inovadora para acessar a diversidade fúngica brasileira utilizando aprendizado profundo
Pesquisa com a qual contribuíram 4 alunos do LAPIX/INCoD publicada em periódico A1! Parabéns à Nathalie e aos alunos de TCC Alfeu, Roger e Thiago!
Participaram desta pesquisa 2 alunos de TCC do SIN, 1 aluno de TCC do CCO e 1 aluna de mestrado do Design, todos pesquisadores no INE. A pesquisa contou ainda com uma equipe formada por pesquisadores, pós-doutorandos, mestrandos e professores da UFSC e da UFMG.
No presente estudo, empregamos um banco de dados novo e meticulosamente estruturado, montado por especialistas, englobando macrofungos coletados em campo no Brasil, contendo mais de 13.894 fotografias que representam 505 espécies distintas. O objetivo de utilizar este banco de dados é duplo: primeiro, fornecer treinamento e validação para Redes Neurais Convolucionais (CNNs) com capacidade para identificação autônoma de espécies de macrofungos; segundo, desenvolver um aplicativo móvel sofisticado com uma interface de usuário avançada. Esta interface é especificamente projetada para adquirir imagens e, utilizando as capacidades de reconhecimento de imagem proporcionadas pela CNN treinada, oferecer identificações potenciais para as espécies de macrofungos representadas nas imagens. Tais avanços tecnológicos democratizam o acesso aos Fungos do Brasil, aumentando o engajamento público e a disseminação de conhecimento, além de facilitar contribuições da população para o crescente corpo de conhecimento sobre a conservação das espécies de macrofungos do Brasil.
Acesse o artigo em https://peerj.com/articles/17686/ e curta as nossas publicações nas redes sociais!
#micologia #funga #macrofungo #cogumelo #IA #deeplearning