Participação de alunos do INE na etapa regional da Maratona de Programação 2019

12/09/2019 15:36

Neste sábado (dia 14 de setembro) ocorrerá em Blumenau a etapa regional da Maratona de Programação 2019. O INE/UFSC estará representado por três times de quatro alunos, sendo três alunos titulares e um aluno reserva:

• Shakira Shakira (João Gabriel Trombeta, Luis Oswaldo dos S. Ganoza, Lucas Cavalcante de Sousa, Gabriel Pordeus Santos)
  • Bolonhesa (Wesly Carmesini Ataide, Nicolas Goeldner, João Paulo Taylor Ienczak Zanette, Gustavo de Castro Biage)
  • Biridim (José Luiz de Souza, André Filipe S. Fernandes, Hans Buss Heidemann, Lucas Barzan Demétrio)

Ao todo, na sede regional de Blumenau, estarão participando 19 times de 6 escolas. O primeiro colocado irá participar da final brasileira da Maratona de Programação, que ocorrerá em novembro em Campina Grande. Por sua vez, os melhores colocados da final brasileira participarão da final mundial, que ocorrerá em 2020 em Moscou (Rússia).

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.

Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Os times tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. De ano para ano tem-se observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Mais informações sobre o evento deste sábado podem ser acessadas pelo site oficial da sede regional de Blumenau ( http://inf.furb.br/maratona/ ) e também por meio do site oficial da Maratona de Programação ( http://maratona.ime.usp.br/ ).