Startup formada por alunos do INE se torna a primeira startup parceira em projeto de pesquisa com a Petrobras

02/10/2019 15:15

A LTRACE Geophysical Solutions é uma startup fundada em 2017 por 3 alunos da UFSC – Fernando Bordignon (Doutor em Ciência da Computação pelo PPGCC/UFSC), Leandro Passos de Figueiredo (Doutor em Física pela PPGFSC/UFSC) e Rodrigo Exterkoetter (Mestre e Doutorando em Ciência da Computação pelo PPGCC/UFSC). Estes alunos vêm, desde a sua graduação, desenvolvendo pesquisas no Laboratório de Conexionismo e Ciências Cognitivas (L3C) do Departamento de Informática (INE) em projetos do Laboratório em parceria com a Petrobras coordenados pelo professor Mauro Roisenberg.

Neste ano, eles se tornaram a primeira startup a assinar contrato com o Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES) para o desenvolvimento de novas tecnologias usando deep learning e aprendizado de máquina para análise de rochas digitais do pré-sal brasileiro.