Bolsistas do ECL/INE consquistam segundo lugar no CADAthlon Brasil 2022

15/08/2022 11:48

Os estudantes de ciências da computação e bolsistas do ECL Arthur João Lourenço e Bernardo Borges Sandoval, do time Rabisco – UFSC, conquistaram o segundo lugar na competição de programação na área de Eletronic Design Automation, CADAthlon Brasil 2022.

O CADathlon Brasil 2022 ocorreu presencialmente, como um dos eventos satélites do 42º Congresso da SBC, no Instituto de Computação da UFF, em Niterói – RJ, em 2 de agosto de 2022.  A exemplo da primeira edição, que ocorreu como evento satélite do Congresso da SBC em 2010, nesta edição as equipes formadas por duplas de estudantes de graduação e/ou de pós-graduação trabalham para resolver 6 problemas de programação em temas relacionados aos tópicos de interesse do evento. Os problemas são propostos no dia. Porém, uma semana antes, as equipes recebem informações preliminares a respeito dos temas das questões, incluindo literatura associada a cada tema, para que possam realizar por conta própria um treinamento preliminar para a competição. A resolução dos problemas é realizada em geral, usando as linguagens de programação C/C++ e possivelmente, alguma outra linguagem definida previamente nas informações preliminares.

A competição foi promovida pela Comissão Especial de Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados (CECCI) da SBC, com patrocínio da ACM/SIGDA, IEEE Council on Electronic Design Automation (CEDA), Synopsys, Chipus Microelectronics e Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMICRO). A competição teve organização geral dos professores José Luis Güntzel (UFSC) e Fabian Leonardo Cabrera Riano (UFSC).

Ao todo, os estudantes competiram com outros 14 times do Brasil, de alunos de graduação e pós-graduação.
Os dois melhores times serão convidados a participar do , que será realiazado em San Diego, California, USA no final de outubro. Excepcionalmente este ano serão aceitos estes alunos de graduação na competição internacional, destinada a alunos de pós-graduação.

Parabéns Arthur e Bernardo! E ficaremos na torcida pelo time representante do ECL/ INE na próxima competição!