Projeto de pesquisa Céos em parceria com o MPSC busca encontrar soluções inovadoras usando métodos estatísticos e inteligência artificial

28/07/2023 11:11

O projeto “Céos – Inteligência de Dados para a Sociedade”, vinculado ao INE, surge de uma demanda do próprio MPSC, que notou a necessidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação para tornar ainda mais efetiva sua atuação nos diversos segmentos da sociedade em que atua. O projeto busca gerar conhecimento em termos de métodos, processos e ferramentas que permitam a tomada de decisão inteligente, isto é, baseada em grandes volumes de dados usando IA e Estatística, de forma a ampliar o bem-estar social. O projeto começa com três linhas de investigação: detecção de fraudes e irregularidades em compras e contratações públicas; detecção de padrões de ocupação de leitos de UTI no Estado que permitam mitigar o problema da falta de leitos; e a extração automatizada de informações de documentos, judiciais e não-judiciais, do MPSC.

Veja a participação dos membros do Céos em entrevistas e reportagens publicadas recentemente nos veículos de comunicação: