Inscrições prorrogadas para Concurso Público: Machine Learning (Aprendizado de Máquina)

31/08/2023 08:32

O departamento de Informática e Estatística (INE, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) informa que as inscrições para concurso público aberto no EDITAL Nº 036/2023/DDP foram prorrogadas. De acordo com o EDITAL Nº 050/2023/DDP, as inscrições para o concurso no campo de conhecimento “Machine Learning (Aprendizado de Máquina)” foram prorrogados para até às 23h59min do dia 18/09/2023.

Sobre o Departamento de Informática e Estatística

O Departamento de Informática e Estatística da UFSC foi criado em 1970 e atualmente é responsável por dois cursos de graduação (Ciência da Computação e Sistemas de Informação), e dois de pós-graduação (mestrado e doutorado em Ciência da Computação – conceito 5 da CAPES).
Os vários laboratórios de pesquisa realizam cooperação científica com instituições nacionais e internacionais, órgãos públicos e empresas. Mais informações sobre o INE, seus cursos de Graduação e Pós-Graduação e Grupos/Laboratórios de Pesquisa podem ser obtidas no site: http://ine.ufsc.br

Sobre Florianópolis

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, está localizada parte na ilha de Santa Catarina, parte no continente, e possui uma população estimada em 537 mil habitantes (aproximadamente 1 milhão na região metropolitana). Possui aeroporto internacional com voos diretos para São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Buenos Aires. A cidade é conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior pontuação do índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pelo PNUD, das Nações Unidas. As estações do ano são bem definidas, com verões quentes ou moderadamente quentes e invernos com frio ameno. Além de contar com 42 praias de indescritível beleza, a cidade contorna infindáveis morros cobertos de Mata Atlântica, os quais lhe conferem paisagens bucólicas de grande beleza. A economia de Florianópolis é fortemente baseada no desenvolvimento de produtos e serviços para tecnologia da informação, no turismo e nos serviços. A cidade ainda apresenta índices de criminalidade significativamente inferiores às grandes cidades brasileiras.

## Informações sobre o Concurso
Campo de Conhecimento: Machine Learning (Aprendizado de Máquina)
Número de vagas: 1 (uma), sendo esta, preferencialmente, reservada para candidatos negros conforme prevê a seção 6 deste Edital
Denominação: Adjunto A
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva (DE)
Requisitos para provimento no cargo: Título de Graduado em Ciência(s) da Computação ou Engenharia de/da Computação ou Sistemas de Informação ou Informática ou Estatística e

Conteúdo Programático:
1. Regressão linear e regressão logística;
2. Pré-processamento de dados: análise exploratória de dados, extração de atributos, seleção de atributos, normalização, discretização, amostragem, estratégias de redução dimensional, PCA;
3. Árvores de decisão e modelos derivados no contexto do aprendizado de máquina;
4. O problema do sobreajuste: conceitos, técnicas e estratégias para evitá-lo;
5. Métricas de avaliação do aprendizado: MSE, R2, ROC, AUC, F1, acurácia, precisão e revocação;
6. Redes neurais: histórico, conceitos, fundamentos, treinamento de modelos (backpropagation), redes neurais profundas e suas aplicações;
7. Redes neurais recorrentes do tipo RNN e LSTM: conceitos, fundamentos e aplicações;
8. Redes neurais transformers: conceitos, fundamentos e aplicações;
9. Redes neurais profundas: conceitos, fundamentos e aplicações em visão computacional;
10. Redes neurais profundas: conceitos, fundamentos e aplicações em processamento de linguagem natural (PLN).

Mais detalhes em: https://036ddp2023.concursos.ufsc.br/