Estudantes Fundam Iniciativa e Anunciam Fabricação de Processador RISC-V de Baixo Consumo

06/09/2023 14:47

O Grupo OSIRIS, liderado pelo fundador Rafael Oliveira, está prestes a fabricar um processador RISC-V voltado para aplicações de baixo consumo, como IoT e setor automotivo. Rafael destaca que a principal missão desta iniciativa é promover e popularizar o uso de ferramentas de EDA Open Source e microarquiteturas livres para diversas aplicações de baixo consumo energético. O projeto ganhou vida durante as férias de verão dos alunos, refletindo a sólida formação em Sistemas Digitais e Organização de Computadores dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia Eletrônica.

O grupo é formado por Nicole Citadin, Luis Spader, Rafael Oliveira, Gabriel Lima e Deni Alves (da esquerda para a direita na foto). A formação da equipe  envolve estudantes  que passaram por etapas de iniciação científica na área, com alguns deles atualmente realizando estágios em empresas de microeletrônica em Florianópolis. A iniciativa mostra o comprometimento e dedicação dos participantes em impulsionar a pesquisa e inovação na área de processadores, abrindo caminho para um futuro tecnológico mais eficiente e sustentável.

A microarquitetura proposta pelo grupo foi uma das escolhidas entre 68 submissões recebidas de 16 países para participar do programa UNIC-CASS da IEEE Circuits and Systems Society (CASS). Essa seleção resultará na fabricação de seu projeto de processador RISC-V Low Power, utilizando a tecnologia SkyWater 130nm. O cronograma do projeto prevê o teste do chip já em abril de 2024. Além disso, esses alunos também desempenham papéis importantes como pesquisadores nos laboratórios Embedded Computing Laboratory (ECL)Integrated Circuits Laboratory (LCI), destacando seu compromisso com a pesquisa e inovação nessas áreas.