Google Rise Award dado a projeto da Iniciativa Computação na Escola

25/05/2015 15:34

O projeto Oficinas de Computação Física para Pais e Filhos coordenado pela Iniciativa Computação na Escola do GQS – Grupo de Qualidade de Software do INCoD – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital, recebeu o Google Rise Award. Placa Google Medium O projeto é voltado ao desenvolvimento, aplicação e avaliação de oficinas de família onde os pais ao lado de seus filhos (10-14 anos) aprendem habilidades básicas de programação de computadores. Nas oficinas eles aprenderão conceitos de computação física fazendo bonecos interativos que piscam com os seus olhos ou abanam o braço quando alguém se aproxima. Tudo isto será feito integrando Scratch e Arduino como uma solução de baixo custo e ao mesmo tempo fácil e fascinante para aprender computação.

O projeto é coordenado pela Iniciativa Computação na Escola do  GQS/INCoD – Instituto Nacional para Convergência Digital, um instituto de pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia sediado no INE – Departamento de Informática e Estatística da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. A iniciativa é dedicada a aumentar o ensino de computação no Ensino Fundamental provendo a todos os alunos a oportunidade de aprender computação, envolvendo muito mais do que somente o uso de sistemas de software, incluindo o pensamento computacional e a programação de computadores. A necessidade de aprender a escrever programas de computador vai além da utilidade profissional. Mesmo que não sejam futuros cientistas da computação, todas as crianças devem ter a oportunidade de serem “fluentes” em programação.   “De telefones a carros e até a medicina, a tecnologia toca todas as partes de nossas vidas. Se você pode criar tecnologias, você pode mudar o mundo.”

Susan Wojcicki, CEO do Youtube (ex SVP do Google)

Neste século, saber programar computadores se tornou uma habilidade básica e útil para todos e em todos os aspectos da vida. Ela pode ser vista como um tipo de “poder mágico”, que permite àquele que é fluente em programação realizar suas ideias criativas por meio de animações, jogos, aplicativos – tudo que imaginar! O Google Rise Award faz parte do Programa Google for Education que incentiva que os alunos sejam criadores e não apenas consumidores de tecnologia do futuro. Só em 2015 o Google Rise Award já destinou 1,5 milhões de dólares a 37 organizações de 17 países, incluindo o Brasil. Mais informações via o nosso website, google+ ou nosso grupo no facebook.

Tags: ArduinoEducação em InformáticaEnsino de ComputaçãoScratchSnap!