Faça uma avaliação com o UPCASE, um método para avaliar o processo de usabilidade de pequenas empresas de software. A avaliação é gratuita e rápida, pra quem não pode perder tempo com burocracia.

O UPCASE foi desenvolvido em uma pesquisa de mestrado da Thaisa Lacerda no PPGCC no contexto de pesquisa do GQS/INCoD/INE/UFSC. Mais informações.
Tags:
GQSmelhoria de processo de softwareusabilidade
A equipe LaPeSD/INE participou da 12a Maratona de Programação Paralela do International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing (SBAC-PAD 2017). No total, 7 equipes foram inscritas e a equipe formada pelos meus alunos Alyson Pereira (PPGCC), Emmanuel Podestá Jr (IC/CCO) e Bruno Marques (IC/CCO) recebeu o prêmio de segundo lugar na classificação geral. O responsável pela equipe foi o Prof. Márcio Castro (PPGCC).

Cada equipe é composta por três estudantes e um treinador. Eles têm aproximadamente 5 horas para resolver até 9 problemas. Para a Competição Local, as equipes podem trazer qualquer tipo de material impresso (e.g. livos, manuais, anotações, artigos). O julgamento é rigoroso. No começo da competição, os times recebem a descrição dos problemas e sua solução sequencial (serial). As resoluções não só devem ter as respostas iguais, mas também apresentar desempenho (speedup) em suas versões paralelas (ou distribuídas), medidas de acordo com critérios definidos pelo comitê da competição atual.
O discente Pedro Penna, orientado pelo Prof. Márcio Castro e coorientado pela Profa. Patricia Plentz, recebeu o prêmio de segundo melhor artigo do Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD 2017) pelo trabalho intitulado BinLPT: A Novel Workload-Aware Loop Scheduler for Irregular Parallel Loops. O WSCAD é o maior evento nacional da área de computação de alto desempenho. O artigo é fruto da dissertação de sua mestrado defendida em agosto de 2017 no PPGCC/UFSC.

O PPGCC recebeu dois prêmios no 23o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – WebMedia 2017, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e realizado de 17 a 20 de Outubro em Gramado – RS.
O trabalho intitulado “Towards Recency Ranking in Community Question Answering: A Case Study of Stack Overflow“, de autoria do mestrando Leandro Amâncio e da Profa. Carina Friedrich Dornelles, recebeu o prêmio de melhor artigo do Simpósio. Já o artigo “OntoGenesis: Uma Arquitetura para Enriquecimento Semântico de Web Data Services“, de autoria do mestrando Bruno C. N. Oliveira e do Prof. Frank Siqueira, recebeu o prêmio de melhor trabalho no Workshop de Teses e Dissertações do WebMedia.
O projeto Jovens Tutores de Programação foi premiado na FEBIC 2017 – Feira Brasileira de Iniciação Científica em Jaraguá do Sul/SC.

Categoria II
Educportifólio – Uma ferramenta de registro (1º lugar)
Categoria III
O papel do Jovem Tutor: Desenvolvimento de aplicativos para celulares e apoio na aplicação de oficinas para outros estudantes do Ensino Fundamental (Destaque)
O app Educportifólio de registro do professor de educação física Lauriano Warth além de ganhar o 1º lugar, ganhou o prêmio de Excelência em Iniciação Científica.
Os apps apresentados são resultados do ensino de computação no projeto Jovens Tutores de Programação, coordenado pela Iniciativa Computação na Escola/GQS/INCoD/INE/UFSC pilotado na Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino e financiado pela empresa de tecnologia Involves Tecnologia e Inovação.
Tags:
computação na escolaEnsino de ComputaçãoGQSJovens Tutores
Nathalia da Cruz Alves está na Conferência Scratch Brasil 2017 em São Paulo para a apresentação de seu TCC “Unidade Instrucional Multidisciplinar para Ensinar Computação com História no Ensino Fundamental” realizado no curso de Ciência da Computação/INE/UFSC no contexto da iniciativa Computação na Escola. O material didático desta unidade instrucional está disponível online.

Tags:
computação na escolaGQSScratch